domingo, 1 de julho de 2012

TRABALHO ACADÊMICO SOBRE FOTOGRAFIA

      BREVE HISTÓRICO E EMPREGO DA FOTOGRAFIA

 A arte fotográfica surgiu ainda no século XIX, quando o francês Joseph Nicéphore, após dez anos de experiência, conseguiu reproduzir uma vista descortinada a partir da janela de sua casa. Trata-se, porém, do precursor da fotografia, aquele que deu o primeiro passo para uma invenção que acabaria conquistando o mundo.

Após todos esses anos, e com o grande avanço da tecnologia, a fotografia hoje é praticada, de alguma forma, pela maioria das pessoas. Seja por câmeras digitais cada vez mais avançadas ou até mesmo, por celulares com recurso de fotografia.
 Grande parte dos que fotografam hoje são pessoas comuns que procuram registrar momentos marcantes de suas vidas. Um outro grupo é o de profissionais especializados que sobrevivem da arte fotográfica. E existem também os fotógrafos amadores, os quais levam a fotografia a sério, buscando, através dela, algum tipo de expressão e de manifestação artística.
A fotografia profissional obedece a certos padrões e tem suas próprias regras. Há para tanto a necessidade constante de atualização, para oferecer trabalhos de alto nível aos clientes. O fotografo amador, por sua vez, não tem a mesma preocupação e pode usar a tecnologia que bem entender. Na prática diária, o amador tem mais possibilidades criativas do que o fotógrafo profissional. Ele pode fazer a fotografia que bem entender, na hora que quiser, da forma que quiser.
As fotografias aqui expostas representam um trabalho meramente amador, com um tema baseado em fotos de murais, pinturas feitas para servirem de exposição permanente. Foram feitas a partir de uma câmera digital simples, com alguma preocupação quanto à luz, ângulo e o enquadramento.  

 Aparentemente podemos observar aqui uma casa típica do interior 
do Nordeste...

 ... porém trata-se de uma pintura realizada por um artista plástico do 
Rio de Janeiro.

 Letreiro que eu mesmo fiz no muro de minha casa, em homenagem ao 
maior ídolo do Rock/Brasil, Raul Seixas.

Algumas pessoas fazem questão de serem fotografadas diante do letreiro.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. esse pintor carioca é um "atixta" mermo. goxtei de vê.
    parabéns pra ele que realizou a obra e outro parabéns pra tu por publicá-la neste espaço bloguento.

    valeu Paulo seixxas Barbixxa!

    ResponderExcluir