Chamada para uma dessas dinâmicas, atividades que eu promovia em Queimadas/PB |
Esta é mais uma dinâmica de cunho cultural que desenvolvi, a PROVA MUSICAL NO PEN DRIVE. Procurarei explicá-la
melhor, passo a passo.
REGRAS E INDICAÇÕES:
1 – Forma-se um grupo de dez a vinte
participantes, sem uma faixa etária definida. De preferência, pessoas que
tenham um conhecimento razoável acerca de música.
2 – Previamente serão selecionadas 100 músicas num pen drive, onde ficará a critério do organizador jogar somente com músicas nacionais, internacionais ou de forma mista.
3 – Em sentido horário e por ordem de vez, cada participante será questionado sobre uma música iniciada. Para tanto, seguir-se-á a sequência de músicas escolhidas para a dinâmica e onde alguém, como mediador, fará uso de um pequeno aparelho de som.
2 – Previamente serão selecionadas 100 músicas num pen drive, onde ficará a critério do organizador jogar somente com músicas nacionais, internacionais ou de forma mista.
3 – Em sentido horário e por ordem de vez, cada participante será questionado sobre uma música iniciada. Para tanto, seguir-se-á a sequência de músicas escolhidas para a dinâmica e onde alguém, como mediador, fará uso de um pequeno aparelho de som.
4 – Será introduzida uma faixa
musical, a qual será tocada por apernas alguns segundos. O participante deverá
reconhecer e responder, inicialmente, quem é o cantor ou/banda, garantindo um
ponto com o acerto. Poderá ainda prosseguir no jogo, dizendo também o nome da
música e garantir assim, mais um ponto.
5 – Com limite de tempo para responder, a vez será garantida pelo silêncio dos demais. Entretanto, não sabendo prosseguir, o participante passará a vez, dando assim, continuidade à dinâmica.
6 – Havendo um acerto referente
apenas a quem canta, a dinâmica prosseguirá com o próximo participante, que
poderá acertar o nome da música e ainda responder à faixa seguinte (cantor/banda ou música), estando
pela regra, dentro da vez. Ou seja, o jogador poderá somar até três pontos em uma única rodada.
7 – Lembrando que, durante uma rodada, não havendo
acertador em uma faixa musical, no que se refere ao artista e à música em questão,
inicia-se outra rodada a partir do primeiro que fora questionado.
8 – Será advertido aquele que responder fora da vez ou buscar dar duas
respostas consecutivas. Em caso de insistência, resultará na perda de ponto.
9 – Necessariamente, para um melhor
rendimento no jogo, o participante deverá contar, sobretudo, com o conhecimento
da música em questão. Ou ,
talvez, para o surgimento de músicas relativamente mais fáceis, mais
conhecidas.
10 – Por fim, vencerá aquele que
obtiver o maior número de acertos, levando o brinde de primeiro lugar (geralmente CD's e DVD's de música).
RELAÇÃO DE ARTISTAS, BANDAS E MÚSICAS
A lista pode ser composta com os nomes dos cantores ou bandas, em ordem
alfabética, como no exemplo abaixo:
1. Adriana Calcanhoto – Devolva-me
2. Alceu Valença – Morena Tropicana
3. Alcione – Meu ébano
4. Aline Barros – Ressuscita-me
5. Amado Batista – Seresteiro das
noites
6. Belchior – Paralelas
7. Beto Barbosa – Dance e balance
8. Biafra – Sonho de Ícaro
9. Capital Inicial – Veraneio
vascaína
10. Cazuza – Maior abandonado
Ou então, iniciando com os nomes das músicas:
5. Alvorada voraz – RPM
6. Bate coração – Elba Ramalho
7. Borboletas – Víctor e Leo
8. Bye Bye Tristeza – Sandra de Sá
9. Cheia de charme – Guilherme
Arantes
10. Como uma onda no mar – Lulu
Santos
Por vezes, o pen drive acaba fazendo uma relação própria do arquivo, de
acordo com a sua leitura. Por isso, é importante ter uma cópia impressa desse
material para não se perder na hora da apresentação.
Colocando em prática a Dinâmica da Prova Musical, em Queimadas/PB |
por Paulo Seixas
Uma dinâmica realmente diferente. Parabéns pela ideia!
ResponderExcluir